A TV que todo mundo vê!
Canal 16.1

Postado por Eugênio Silva
Graduando em jornalismo pela UFCA, com passagens pela Rádio Jangadeiro FM e; Rádio SomZoom Sat Cariri, esteve a frente na apresentação do Jornal Grande Cariri, atua como repórter de campo e colunista da página na web do Café News

Sabia tudo sobre como a cidade caririense do Crato se tornou uma República
A independência do Crato foi curta, pois durou cerca de 8 dias


Pubilcado em 11/09/2023 16:28:02
Atualizado em 11/09/2023 16:33:22
300

Cinco anos antes da Independência brasileira e 72 anos antes da proclamação da República do Brasil, a cidade do Crato, na região do Cariri, reuniu as suas principais autoridades locais e proclamou-se uma república independente.

A independência do Crato foi curta: durou cerca de 8 dias. Neste breve período, no entanto, a vila chegou a formar um governo provisório; foi à vila vizinha, de Jardim, e a fez declarar independência

Hoje a sétima maior cidade do Ceará, a cidade do Crato aderiu à Revolução Pernambucana, proclamou-se república e se declarou independente em 1817 - cinco anos antes do Brasil.

Para sustentar a nova Corte, a burocracia estatal recém-ampliada na cidade e as intervenções urbanas que o rei promoveu no Rio de Janeiro, o governo real subiu os impostos, que sufocaram os principais centros comerciais do Brasil, localizados então no Nordeste.

No continente americano, aumentavam o número de países independentes: Estados Unidos desde 1776, Haiti em 1804, Paraguai em 1811, Argentina em 1816. Foi neste cenário que eclodiu a Revolução Pernambucana, em 1817. E com ela, a independência da vila do Crato.