A TV que todo mundo vê!
Canal 16.1
O funcionamento da internet em todo o país está ameaçado devido a um projeto de usina de remoção de água do mar em Fortaleza, mesmo com alterações no projeto. O presidente-executivo da Associação de Operadoras Telcomp, Luiz Henrique Barbosa, expressou preocupações sobre a situação.
A Praia do Futuro é um local importante para a internet no Brasil, uma vez que cabos de fibra ótica da Europa passam por lá. No entanto, há preocupações de que a construção da usina possa danificar esses cabos e prejudicar a conexão no país.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que está à frente do projeto, afirma que fez mudanças para afastar a usina dos cabos, mas ainda existem preocupações.
A usina tem como objetivo remover o sal da água do mar e aumentar o fornecimento de água potável em 12% para a população da Grande Fortaleza.
A preocupação está na proximidade dos cabos de fibra ótica vindos da Europa. Se esses cabos forem danificados no Ceará, a internet em todo o continente pode ser afetada. A Cagece afirma que as mudanças no projeto resolveram essas preocupações, mas empresários e pesquisadores discordam. O risco de danos é visto como permanente devido à operação constante da usina.